(41) 3324-1541

As Entidades

FENABRAVE-PR

A Fenabrave-PR foi fundada em 1965, com o nome de Arvetiba (Associação de Revendedores de Veículos de Curitiba). Possui mais de 710 concessionárias filiadas em todo o Estado, gera aproximadamente 30 mil empregos diretos e tem um capital social de R$ 3 bilhões. No Brasil, a Fenabrave congrega cerca de 7,7 mil distribuidores de veículos nacionais e importados no Brasil, presentes em mais de três mil municípios, pertencentes aos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, máquinas agrícolas e implementos rodoviários. Ao todo, são mais de 410 mil colaboradores diretos, que geram uma receita anual de R$ 221,1 bilhões (2013), correspondendo a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em todo o país, são 52 Associações de Marca ligadas ao setor da distribuição.

Missão da Fenabrave

Defender os interesses do setor, zelando pelo cumprimento da Lei 6.729/79 (LINK PARA O BANNER DA HOME PAGE DA LEI RENATO FERRARI), representando seus interesses políticos, econômicos e legais, trabalhando em parceria com as Associações de Marca. Contribuir na formação e desenvolvimento de pro­fissionais e gestores do segmento. Desenvolver e debater as melhores práticas de processos e negócios, por meio de intercâmbios com associações congêneres internacionais.

SINCODIV-PR

O Sincodiv – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná – integrante da Fenacodiv (Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veículos) foi fundado em dezembro de 1996. Abrange a categoria específica dos concessionários e distribuidores de veículos, e tem participação ativa em negociações coletivas, processos de caráter tributário, o que garante a assessoria jurídica permanente a seus associados.

Filiação

A filiação ao sindicato é facultativa, de acordo com o que dispõe o artigo 8°, inciso V da constituição federal. Muito embora haja esta opção de filiação, deve-se observar que ela é de grande importância, tendo em vista que propicia a fortificação da categoria, que advém somente através da união e participação de seus associados, aumentando assim, o poder de representação da categoria. Outro ponto que deve ser observado é a importância do sindicato quando das celebrações de convenções coletivas, nas quais tenta principalmente adequar as dificuldades de categoria junto aos demais sindicatos. Prevê, ainda, o estatuto constitutivo do Sincodiv que aos seus associados prestará informações e assistência naquilo em que for consultado. O estatuto prevê, tão somente aos associados o pagamento de taxa de inscrição e pagamento de mensalidade, fixada por assembleia. Desta forma, para que o sindicato tenha poder de representação, é necessário que os integrantes da categoria por ele abrangida se filiem ao mesmo.

Os objetivos das entidades

As entidades têm como principal objetivo promover a integração da categoria econômica, defendendo seus interesses e promovendo o seu desenvolvimento. Ambas procuram atender e representar os concessionários nacionais e importados, estabelecer relacionamentos governamentais e procurar o equilíbrio entre público, distribuição, montadoras e fabricantes de autopeças, além de conduzir os processos políticos do setor automobilístico.

A distribuição é um dos mais relevantes segmentos do comércio e de elevado valor para a formação do Produto Interno Bruto (PIB), em decorrência da geração de empregos, contribuição tributária, recolhimentos previdenciários, entre outros, e possui estrutura compatível com a produção de veículos.

Ao longo dos anos, foi conquistado um espaço inigualável em relação a diversos setores do comércio e foi possível oferecer ao associado produtos, serviços e informações de extrema relevância para o desenvolvimento do seu negócio, entre eles: apoio em programas governamentais, reduções de impostos para alavancar as vendas, facilitando a compra de veículos pelo consumidor, cursos, palestras, treinamentos específicos para o setor, análises mercadológicas, entre outros.

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br