(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

18/02 - Detran bate recorde e realiza mais de 1 milhão de exames práticos

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) chegou a marca de 1.172.670 exames práticos realizados em todo o Estado em 2014. O número divulgado no dia 12 é o maior já registrado na história do órgão – a alta foi de 19,6% em relação ao ano anterior, quando 980.308 testes foram aplicados.


“A procura pela primeira habilitação vem crescendo ano a ano. Por isso, o Detran qualificou servidores para atuar como examinadores e realizou mutirões de exames práticos nas cidades em que a demanda é maior. Nos últimos quatro anos, o tempo de espera por um teste na capital caiu para 30 dias, uma redução de 50%”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


Os exames práticos são feitos tanto para a primeira habilitação quanto para adição de novas categorias: “A”, “B”, “C”, “D” e “E”. Para ter direito ao teste, o candidato deve ter cumprido 45 horas de aula da parte teórica e 20 horas de aula da prática, além de obedecer os requisitos específicos de cada categoria. As aulas devem ser realizadas em um Centro de Formação de Condutores da preferência do candidato.


CAPACITAÇÃO – Os servidores do Detran que quiseram incluir ou alterar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação para atuar nas bancas de exame prático de direção tiveram seus cursos pagos pelo próprio Departamento. O Governo do Estado investe cerca de R$ 950 mil nas aulas. O objetivo é aumentar o número de examinadores, principalmente para as categorias pesadas. Por isso, o benefício é exclusivo para funcionários que já trabalhem ou desejam trabalhar como examinadores de trânsito.


Em 2014, 120 funcionários foram formados no curso de examinador e vistoriador organizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos do Departamento.


MUTIRÕES - O número de mutirões no último ano aumentou 39,2% na comparação com 2013. Ao todo, foram abertas 8.007 vagas contra 5.750 no ano anterior.


As cidades beneficiadas foram Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Sarandi, Castro e Campo Mourão, por serem as que apresentaram maior demanda na quantidade de testes. Nos últimos quatro anos, foram ofertadas 46.334 vagas em todo o Estado.


EXAMES TEÓRICOS - Em 2014, foram realizados 395.695 exames teóricos de direção em todo o Estado. O teste é composto por 30 questões de múltipla escolha - uma delas obrigatoriamente sobre ciclista - e para ser aprovado o candidato precisa acertar 70% da prova. O tempo médio de espera para a realização do exame é de 15 dias em Curitiba.



NOVAS REGRAS - O Detran relembra os usuários que em 1º de março entra em vigor a portaria 635/2014, que atende a resolução 493 do Contran e aumenta a carga horária para 25 horas de aula prática para candidatos a categoria “B”, sendo obrigatoriamente 5 horas de aula no período da noite. Todos os 270 Centros de Formação de Condutores credenciados devem se adequar à nova regra até a data.

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br