(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

15/04 - Detran apoia capacitação da Defesa Civil em todo Estado

O Departamento de Trânsito do Paraná, por meio da Escola Pública de Trânsito inicia nesta terça-feira, 14, o apoio ao treinamento dos integrantes das Coordenadorias Regionais e Municipais de Proteção e Defesa Civil. A temática trânsito também será trabalhada dentro das 22 telessalas disponibilizadas pela autarquia.


 “Com apoio do Governo do Estado, nós conseguimos trabalhar de forma integrada com diferentes órgãos públicos. Nosso objetivo é compartilhar nosso espaço e modalidade de ensino que tem funcionado muito bem e assim, contribuir com a o aperfeiçoamento profissional e com a economia das finanças públicas”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.


A primeira aula do treinamento ocorre em Curitiba (Posto Tarumã e Hauer), Paranaguá e São José dos Pinhais e deve atingir 20 municípios, totalizando 586 vagas em todo o Estado. De acordo com o Capitão da defesa Civil, Mario Sérgio Garcez é importante considerar a temática trânsito dentro deste tipo de treinamento.


“Muitas das ocorrências que a defesa civil atende envolvem o trânsito, principalmente deslizamentos de rodovias que interrompem a circulação e oferecem risco a população local. Por isso, surge a necessidade de pensar quais são as ações e medidas que os agentes tanto da defesa civil quanto das próprias Ciretrans podem adotar para evitar e auxiliar em caso de acidentes”, ressalta Garcez.


MÓDULOS: O curso deve abranger assuntos relativos a legislação da Defesa Civil, atualização de dados cadastrais no Sistema Informatizado da Defesa Civil (SISDC), instrução para preenchimento de formulários, plano de contingência, controle de estoque e captação de recursos, além de exercícios e simulados para preenchimento dos formulários.


Durante o curso serão abordados assuntos da temática de trânsito, principalmente a fiscalização do transporte de produtos perigosos e quando ocorrem eventos de interrupção de tráfego, os quais envolvem primordialmente os agentes de trânsito.


O treinamento é coordenado pela Coordenaria Estadual de Defesa Civil da Casa Militar em conjunto com o Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, e apoiado de maneira importante pela Escola de Trânsito do DETRAN. As aulas devem ocorrer das 08h30 às 16h30, com uma duração total de 16h.


 


Confira abaixo a programação completa por região:


 


14 e 15 de abril


Locais: Hauer, João Negrão, Paranaguá e São José dos Pinhais


 


27 e 28 de abril


Locais: Guarapuava, União da Vitória, Cascavel, Ponta Grossa e Irati


 


29 e 30 de abril


Locais:  Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco e Toledo


 


4 e 5 de maio


Locais:  Apucarana, Arapongas, Jacarezinho, Londrina e Posto Londrina


 


06 e 07 de maio


Locais:  Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama


 



Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br