(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

07/05 - Brasil cai para 7º em ranking global no 1º trimestre

Após encerrar 2014 ainda segurando por pouco a posição de quarto maior mercado de veículos do mundo, o Brasil caiu para a sétima posição noranking global do primeiro trimestre de 2015, aponta o mais recente relatório da Jato Dynamics, divulgado na terça-feira, 5. No encerramento dos três primeiros meses do ano, o mercado brasileiro foi ultrapassado por Grã-Bretanha, Alemanha e Índia, que figuram nas quarta, quinta e sexta posições, respectivamente. A lista ainda é encabeçada por China, com Estados Unidos como vice-líder global e Japão em terceiro.

Entre os dez primeiros do ranking, apenas Brasil e Japão apresentaram queda das vendas no primeiro trimestre quando comparadas com igual período do ano passado: enquanto o mercado japonês encolheu 14,6%, o brasileiro acumula retração de 16,2%. O mesmo movimento se observa no comparativo mensal: em março, os volumes de veículos vendidos aqui foi 1,2% menor contra o de mesmo mês de 2014, enquanto que no Japão a queda foi a 11,4%. Os demais mercados registraram crescimento das vendas tanto em março quanto no acumulado do trimestre.

A Rússia é o terceiro mercado com desempenho negativo, considerando ambos os comparativos: no primeiro trimestre, as vendas caíram expressivos 36,3%, refletindo o cenário de incertezas econômicas daquele país, enquanto os emplacamentos de março ficaram 42,5% menores do que os de março do ano passado.



DESEMPENHO DAS MARCAS

Os três maiores grupos automotivos do mundo registraram queda nas vendas no primeiro trimestre. O Grupo Volkswagen, que inclui Audi, Porsche, Skoda e Seat além da própria Volkswagen, lidera as vendas mundiais, com pouco mais de 2,2 milhões de veículos entregues no primeiro trimestre, volume que representou queda de 0,5% sobre o resultado de igual intervalo do ano passado. A Toyota, que engloba também a Lexus, segue na vice-liderança, com 2,05 milhões de unidades e retração de 6%.

O destaque da lista vai para a disputa acirrada entre Hyundai e Ford, mantendo a montadora sul-coreana no quarto lugar pela diferença de 191 mil unidades. Ambas registraram crescimento semelhante nos emplacamentos do primeiro trimestre: 2,1% e 2,3%, respectivamente. 

Os grupos Nissan, FCA e Suzuki aparecem no ranking dos 10 maiores do mundo com retração nas vendas acumuladas do trimestre, enquanto Honda vê as entregas subirem 2,3%. Por sua vez, a PSA Peugeot Citroën sai do vermelho e registra leve aumento de 0,7% nas vendas globais. 


http://www.automotivebusiness.com.br/

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br