(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

15/05 - Volvo lança manual de gestão em segurança viária

Programa Volvo de Segurança no Trânsito(PVST), está lançando o manual da ISO 39.001, norma internacional que certifica empresas voluntárias na gestão de segurança viária, para apoiar e orientar outras empresas do setor de logística e transporte rodoviário de carga a obter o certificado. Essa ação faz parte da campanha “Zero Acidente” da fabricante sueca.

Lançada no exterior em 2012, a ISO 39.001 ainda não foi traduzida no Brasil e está em processo de implementação no País. Por causa disso, o manual lançado pela Volvo antecipa detalhes das exigências e requisitos necessários para as empresas e também mapeia as ações que devem ser adotadas. Segundo a companhia, a decisão de criar essa campanha partiu dos seminários regionais promovidos pelo PVST entre setembro e novembro de 2014.

Paulo Cesar Gottlieb, da TRS Engenharia e responsável pelo manual, acredita que empresas que já têm as ISO 9.000 e ISO 14.001 (gestão de qualidade e ambiental, respectivamente) não terão dificuldades para obter a nova certificação. “Estima-se que dezenas empresas já possuam a ISO 39.001 no mundo e observamos receptividade para ela no Brasil”, comemora o executivo. Gottlieb ressalta que normas novas levam até quatro anos, a partir de sua criação, para atingir um grau de maturidade.

A Associação Brasileira de Normas Ténicas (ABNT) informa que já trabalha na tradução e na criação da versão nacional da ISO 39.001, que atenda as especificidades do mercado, sociedade e infraestrutura do Brasil.

Anaelse Oliveira, responsável pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, acredita que, com a antecipação da vinda da ISO, a montadora fará com que outras empresas avancem na gestão de segurança viária. “Nosso objetivo foi ir além da discussão, disponibilizando a essência do conteúdo em um documento de orientação”, avalia.

Reconhecida mundialmente por investir em segurança em seus veículos, a Volvo lançou em 2014 a Linha F de caminhões (leia aqui), que leva a tecnologia de ponta da marca para evitar acidentes, com dispositivos como piloto automático inteligente que ativa frenagem de emergência, faróis que acompanham o movimento da direção, sistema anti-intrusão frontal que aumenta a resistência da cabine a impactos, freios auxiliares, suspensão dianteira nova e outras tecnologias já tradicionais, como o sistema que alerta o motorista o veículo saia da faixa rodagem por descuido ou desatenção.


automotivebusiness

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br