(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

26/05 - Belini, presidente da Fiat, prevê reação do mercado no fim do ano

O mercado de veículos atravessa momento difícil, com queda de dois dígitos tanto no consumo como na produção das montadoras. Mas o presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na América Latina, Cledorvino Belini, acredita que o setor vai sentir os primeiros sinais de reação no fim deste ano.

O executivo lembra que historicamente o segundo semestre é melhor do que o primeiro ao justificar o otimismo sobre as vendas de automóveis na reta final de 2015.

Belini, premiado nesta noite no Executivo de Valor, no setor de Veículos e Peças, diz que ninguém esperava um “freio” tão forte na atividade econômica. Mas manifestou confiança na recuperação gradual do mercado automotivo à medida que melhorarem as expectativas do consumidor sobre os rumos da economia.

Para o presidente da Fiat na região, as medidas de ajuste econômico propostas pelo governo federal abrem o caminho à melhora das perspectivas econômicas, da confiança do consumidor e, como consequência, da retomada do crescimento. “Entendo que este ajuste é necessário para recolocar o país no caminho do crescimento”, afirma.

Apesar do cenário adverso, Belini diz que a montadora mantém os investimentos - que preveem R$ 15 bilhões entre 2013 e 2016 - porque seus objetivos são de longo prazo.

“Mantivemos nosso plano de investimento porque o potencial do mercado brasileiro no médio e longo prazo é invejável”, disse o executivo, lembrando os índices de motorização relativamente baixos no Brasil para justificar a perspectiva positiva. “Enquanto nos Estados Unidos há 900 carros e na Europa 650 automóveis para cada grupo de mil habitantes, essa proporção no Brasil é de 200 veículos por mil habitantes”, afirma.

Belini, porém, lembra que a Fiat tem feito “ajustes estratégicos” na produção para reduzir os níveis de estoque.

Nesse sentido, a montadora voltou a dar no início deste mês 20 dias de férias coletivas a 2 mil operários de sua fábrica em Betim (MG). (Valor Econômico/Eduardo Laguna)


Valor Econômico

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br