(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

28/05 - Carros de entrada ganham espaço com a crise

De janeiro a abril deste ano, os carros de entrada voltaram a ser a principal escolha entre os consumidores que parcelaram um zero-quilômetro. A fatia de mercado desses veículos está em 25,8%, ante 23,7% nos mesmos quatro meses de 2014. Já para os hatches pequenos, em regra mais completos, a participação caiu de 27,2% (jan.-abr. 2014) para 25,2% (jan.-abr. 2015). 

Os números referem-se a vendas feitas por Crédito Direto ao Consumidor (CDC), consórcio e leasing. Foram fornecidos pela Cetip, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, base de informações financeiras de veículos entregues em operações de crédito. 

Um dos modelos que contribuíram para ampliar a participação dos carros de entrada foi o novo Ford Ka, que nos primeiros quatro meses de 2015 teve 30,7 mil unidades emplacadas, ante 3,3 mil no mesmo período de 2014, quando geração antiga do carro agonizava. A postura mais cautelosa diante do momento atual também pode ter levado parte dos consumidores de hatches pequenos a migrar para os de entrada. 

Apesar da melhora da participação dos carros mais acessíveis neste ano, a Cetip recorda que a preferência por esses modelos vem caindo nos últimos cinco anos. Em 2011, eles respondiam por 34,3% do total das vendas a prazo. Neste mesmo intervalo (2011-2015), os hatches pequenos passaram de 17,1% para os atuais 25,2%. 

O aumento de participação também ocorreu nos sedãs pequenos. De janeiro a abril de 2011 eles representavam 16,8% do total financiado. No acumulado de 2015, saltaram para 20% do mercado. 

DIVISÃO EM CATEGORIAS

Vale dizer que o critério utilizado para a separação de veículos de entrada e hatches pequenos tem muitas distorções, como reunir numa mesma linha modelos diferentes (o Fiat Palio novo e o antigo estão unificados na lista dos veículos de entrada).

Também não faz sentido o Toyota Etios estar entre os carros de entrada e o Chery QQ na lista dos hatches pequenos. 


http://www.automotivebusiness.com.br/

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br