(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

12/06 - Fiat Chrysler é a Empresa do Ano no Prêmio Rei 2015

Fiat Chrysler Automobiles (FCA) é aEmpresa do Ano do Prêmio REI 2015 – Reconhecimento à Excelência e Inovação, segundo votação entre os leitores das publicações de Automotive Business e participantes de seus fóruns promovidos este ano. Os vencedores foram conhecidos na cerimônia de entrega realizada na quarta-feira, 10, no espaço Villa Bisutti, em São Paulo. Para os eleitores, o Profissional de Montadora foi Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, enquanto Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, foi o Profissional de Autopeças do ano. 

A Mercedes-Benz também emplacou o primeiro lugar em outras três das 13 categorias do Prêmio REI 2015: Comercial Pesado, com o Actros 2646 6x4, indicado para o transporte rodoviário de longa distância; Marketing e Propaganda, com a campanha Ritmos do Brasil, de nacionalização do Actros, sobre aproximar a marca do caminhoneiro; e em Manufatura e Logística, com o case da instalação da linha com alto grau de flexibilidade na soldagem de cabines para caminhões na fábrica de Juiz de Fora (MG), capaz de montar 40 mil cabines/ano. 

O Ford Ka foi apontado como o Veículo Leve do Ano, enquanto a Bosch destacou-se pela conquista de duas posições: em Engenharia, Inovação e Tecnologia, com a menor câmara de vídeo estéreo do mundo, e em Powertrain, no desenvolvimento da tecnologia Start & Stop que equipa o Uno 2015. 

Foram 65 os cases finalistas do Prêmio REI 2015, selecionados por 19 jurados e depois submetidos à votação dos leitores da newsletter e da revista Automotive Business e participantes de seus fóruns para a escolha dos vencedores em 13 categorias (leia aqui). Nenhuma taxa foi cobrada das empresas concorrentes e os profissionais de Automotive Business não participaram do processo de seleção, garantindo total independência à iniciativa.

Conheça os vencedores da 5ª edição do Prêmio REI:

EMPRESA DO ANO

FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES - FCA expande operações e investe em produtos inovadores
As expressivas iniciativas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em 2014 e no início de 2015 influenciaram decisivamente o voto dos leitores e participantes dos fóruns de Automotive Business, elegendo a montadora como Empresa do Ano. Enquanto o mercado de veículos sofreu crescente deterioração, a empresa acelerou os investimentos na fábrica de Betim, MG, e finalizou a construção da unidade de Goiana, PE, que deu início ao Polo Automotivo Jeep, reunindo um expressivo parque de fornecedores. Conduzido de forma ousada por Cledorvino Belini, Presidente da FCA para a América Latina, o grupo reforça a identidade da Jeep, que tem o inovador SUV Renegade como primeiro produto da marca montado na nova fábrica. 

FINALISTAS
BMW
CAOA
FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES
FORD BRASIL
HYUNDAI MOTOR BRASIL.

PROFISSIONAL DE MONTADORA

PHILIPP SCHIEMER - Presidente da Mercedes-Benz do Brasil
Presidente e CEO para a América Latina, Philipp Schiemer destacou-se por apresentar 40 inovações no portfólio de caminhões, elevar a participação dos ônibus da marca em projetos de mobilidade urbana, ampliar a oferta de serviços de pós-venda e, dentro das possibilidades do mercado, ampliar as vendas de caminhões. O executivo anunciou, ainda, expressivos investimentos para veículos comerciais e a construção da fábrica de automóveis premium em Iracemápolis (SP), que será inaugurada em 2016. Essas iniciativas, somadas, valeram a ele o título de Profissional de Montadora do ano do Prêmio REI. 

FINALISTAS
CLEDORVINO BELINI - Presidente da Fiat Chrysler Automobiles América Latina
PHILIPP SCHIEMER - Presidente da Mercedes-Benz do Brasil
ROBERTO CORTES - Presidente e CEO da MAN Latin America
VILMAR FISTAROL - Presidente da CNH Industrial
WILLIAM LEE - Presidente da Hyundai Motor Brasil.

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS

WILSON BRICIO - Presidente da ZF América do Sul
Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, destacou-se por aumentar o portfólio de produtos locais, antecipando-se às demandas cada vez mais competitivas do mercado de caminhões pesados e extrapesados. Ele anunciou, em 2014, a nacionalização da transmissão automatizada AS Tronic e deu início à produção do novo eixo agrícola TSA 09. Foi o artífice de grandes mudanças nas fábricas da ZF no Brasil, visando a uma gestão mais eficiente com reflexos diretos nos negócios. Em janeiro foi eleito presidente da VDI-Brasil. 

FINALISTAS
JOSÉ EDUARDO LUZZI - Presidente da MWM International
LUIS AFONSO PASQUOTTO - Presidente da Cummins América do Sul
PAULO BUTORI - Presidente do Sindipeças
PIETRO SPORTELLI - Presidente do Grupo Aethra
WILSON BRICIO - Presidente da ZF América do Sul. 

VEÍCULO LEVE

FORD Ka
O novo modelo de entrada da Ford, que do antecessor só conservou o nome, foi uma boa surpresa para o mercado e registrou uma arrancada nas vendas na categoria de entrada. A carroceria é de quatro portas, o motor 1.0 é de três cilindros e a plataforma é a mesma do New Fiesta, a moderna B Global. Eis a receita que a empresa adotou para transformar o Ka em um de seus maiores sucessos no Brasil em toda a história. Além do moderno motor 1.0 flex de 85 cv com etanol, ele conta com o motor 1.5 Sigma, de 110 cv, também com o combustível vegetal. 

FINALISTAS
FIAT UNO (REESTILIZAÇÃO) 
FORD KA (NOVA GERAÇÃO) 
FORD KA+
TOYOTA COROLLA (NOVA GERAÇÃO) 
VOLKSWAGEN UP! 

COMERCIAL PESADO

MERCEDES-BENZ - Actros 2646 6x4 garante eficiência no transporte de cargas
Com acesso a 100% do Finame, o Actros 2646 6x4, vencedor entre os comerciais pesados, é considerado pela montadora a melhor e mais rentável opção para o transporte rodoviário de longas distâncias. Ele é o único da categoria a oferecer cabine com piso totalmente plano. O extrapesado conta com avançada tecnologia de segurança, referência em sistemas de prevenção de acidentes, com confiabilidade e durabilidade. A Mercedes garante que o motor BlueTec 5, de seis cilindros e 455 cv de potência, é garantia de ótimo desempenho.

FINALISTAS
FORD - A volta da Série F
MAN LA - Constellation 25.420 V-Tronic, caminhão mais vendido da MAN
MERCEDES-BENZ - Actros 2646 6x4 garante eficiência no transporte de cargas
SCANIA - P 310 8x2 inova com câmbio automatizado de série
VOLVO - Nova linha F leva setor de transportes para a era digital. 

MARKETING E PROPAGANDA

MERCEDES-BENZ (CAMINHÕES) Ritmos do Brasil
A campanha vencedora, Ritmos do Brasil, comunicou a nacionalização do Actros, aproximando a marca do caminhoneiro. O vídeo “SambActros”, no YouTube, aproveitou a proximidade do Carnaval e mostrou que o “alemão” aprendeu a sambar e passou a atender as necessidades específicas dos frotistas brasileiros, financiado via Finame. Houve mais de 1,3 milhão de visualizações. Confira a propaganda aqui

FINALISTAS
AUDI DO BRASIL - Salão dos sonhos
HYUNDAI MOTOR BRASIL - O sucesso da campanha da Copa do Mundo
MERCEDES-BENZ (AUTOMÓVEIS) - Novo Classe C: o clássico ganha toque de rebeldia
MERCEDES-BENZ (CAMINHÕES) - Ritmos do Brasil
VW - Tudo nele é Up!. 

MANUFATURA E LOGÍSTICA

MERCEDES-BENZ DO BRASIL - Linha flexível para soldagem de cabines de caminhões 
O case vencedor na categoria apresentou o desafio de estruturar de forma eficiente a área de soldagem para cabines de caminhão, em Juiz de Fora (MG) onde a Mercedes-Benz possui uma planta. A montadora implantou a linha para as cabines Accelo e Actros, prevendo a incorporação futura de mais três modelos com a linha em produção além de ampliações e flexibilidade total do mix de produção, com maior produtividade em relação à instalação de São Bernardo do Campo (SP). A instalação para 40 mil cabines/ano está concluída e atende plenamente às premissas do projeto.

FINALISTAS
BORGWARNER - Automatização para produção de turbos para carros de passeio flex
CHERY BRASIL - O desafio logístico de implantar fábrica em tempo recorde
FORD BRASIL - O estado da arte na produção de motores
MERCEDES-BENZ DO BRASIL - Linha flexível para soldagem de cabines de caminhões
NISSAN DO BRASIL - Modernidade e sustentabilidade da produção. 

ENGENHARIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

BOSCH - Menor câmera de vídeo estéreo do mundo
Veio da Bosch o melhor case de engenharia, inovação e tecnologia, na opinião dos eleitores. A câmera de vídeo estéreo da marca incorpora tecnologia de ponta que faz uma gravação tridimensional completa à frente do veículo, tornando possíveis diversas funções. Como uma solução de sensor único e menor do mundo, oferece aos fabricantes baixo custo e alto desempenho para todas as classes de veículos, a fim de reduzir o número de acidentes de trânsito. 

FINALISTAS
AETHRA - Inovação na automação de linha de prensa de estampagem para grandes peças
AXALTA COATING E FORD BRASIL - Introdução do E-coat AquaEC 4027
BOSCH - Menor câmera de vídeo estéreo do mundo
CONTINENTAL - Freios ABS para motos de baixa cilindrada
FIAT AUTOMÓVEIS – Start & Stop flex e nacional. 

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

MARCOPOLO - Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
O Programa de Inclusão Envolver alcançou ótimos resultados na inclusão de pessoas com deficiência no quadro de funcionários da Marcopolo. Um dos motivos do sucesso do projeto foi o engajamento dos diferentes profissionais da empresa na inserção e desenvolvimento das pessoas com deficiência. Hoje há 373 colaboradores com deficiência na Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), e 96 na Marcopolo Rio, em Duque de Caxias (RJ). 

FINALISTAS
BORGWARNER - Certificação Green Building
DELPHI - Projeto de educação ambiental
FIAT AUTOMÓVEIS - Árvore da Vida completa dez anos
HONDA - Programa Green Dealer
MARCOPOLO - Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 

AUTOPEÇAS

MAHLE METAL LEVE - Sistema de partida a frio eletrônico e autocontrolável para veículos flex
Sistemas de partida a frio tradicionais de injeção de gasolina estão sendo substituídos por sistemas de aquecimento que, apesar da vantagem de eliminar o duplo abastecimento, demandam elevado consumo de energia e complexo controle eletrônico. O novo conceito de partida a frio da Mahle suplanta estas dificuldades com semicondutores sensíveis a temperatura e dissipador de calor, que melhora a troca térmica, torna a temperatura do combustível homogênea e melhora o desempenho na partida a frio com menor consumo de energia e redução de até 40% de emissões de poluentes. 

FINALISTAS
BOSCH/VOLKSWAGEN - Controle de tração para veículos com ABS
FRAS-LE - Matrixx – um novo conceito em pastilhas para freio a disco
MAGNETI MARELLI - Pedaleira híbrida, mais um produto pioneiro
MAHLE METAL LEVE - Sistema de partida a frio eletrônico e autocontrolável para veículos flex
MERITOR DO BRASIL - Nova geração de eixos inteligentes para caminhões pesados. 

POWERTRAIN

BOSCH - Start & Stop equipa motor flex nacional
A tecnologia Start & Stop da Bosch equipa pela primeira vez um carro nacional – o Novo Uno versão 2015 – e mereceu a escolha de melhor case na categoria Powertrain. O sistema ajuda a economizar até 20% de combustível, dependendo do trajeto, além de diminuir a emissão de poluentes e reduzir a poluição sonora. O sistema desliga o motor automaticamente e o religa, reconhecendo o desejo do motorista por meio do acionamento do pedal da embreagem. O Start & Stop do Novo Uno é similar ao existente na Europa. 

FINALISTAS
BOSCH – Start & Stop equipa motor flex nacional
FORD - Motor Ford 1.0 12V TiVCT Flex
MAGNETI MARELLI - Nova geração do câmbio automatizado Free Choice
MAN LATIN AMERICA - Certificação dos motores MAN D08 para diesel de cana puro
VOLKSWAGEN DO BRASIL - Nova geração de motores 1.6l MSI, da família EA211. 

INSUMOS

USIMINAS - Desenvolvimento do aço Dual Phase 1000
A Usiminas desenvolveu o aço DP1000, material de alto valor agregado que só ela produz no Brasil. O case valeu à empresa o Prêmio REI na categoria de insumos pela excelência e inovação. Com microestrutura ferrita/martensita tradicional, esse aço apresenta excelente desempenho na conformação de peças envolvendo estiramento. Mais recentemente, foi solicitado o desenvolvimento desse material incorporando a propriedade de expansão de furos. Foram então lançados dois novos produtos: um com expansão de furo entre 20% e 50% e outro com expansão superior a 50%.

FINALISTAS
ARTECOLA QUÍMICA - Adesivo estrutural, moderna forma de união para a indústria automobilística
FLEXTRONICS - Q-Prime – Tecnologia e flexibilidade para a eletrônica automotiva
GESTAMP - Novas soluções para carrocerias com aços de alta resistência
USIMINAS - Desenvolvimento do aço Dual Phase 1000
VOTORANTIM METAIS - Uso de alumínio na produção de semirreboque tipo silo. 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOFTWARE

GOODYEAR DO BRASIL - Aplicativos inéditos para o mercado de pneus de caminhões e ônibus
Para ajudar o cliente na decisão de compra, a Goodyear lançou os primeiros aplicativos voltados para o mercado de pneus de caminhões e ônibus. Disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS, os apps trazem informações e calculadoras para pneus comerciais. Primeira iniciativa do gênero, os aplicativos auxiliam os donos de frotas e usuários na escolha dos pneus de acordo com o tipo de utilização e perfil da frota, e na simulação on-line dos ganhos em quilometragem, carga transportada ou volume de passageiros, utilizando dados reais da frota. 

FINALISTAS
CNH INDUSTRIAL - Telemetria para máquinas de construção
GOODYEAR DO BRASIL - Aplicativos inéditos para o mercado de pneus de caminhões e ônibus
NISSAN DO BRASIL - NissanConnect
TEKSID - Inovação a serviço da medicina do trabalho
VIRTUALCAE - Software nacional para análise de redução de massa de componentes automotivos.


 


http://www.automotivebusiness.com.br/

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br