(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

12/06 - Inflação do Carro de maio é a mais baixa do ano


Aumento de apenas 0,05% indica estabilidade dos preços. No acumulado alta é de 4,7%



Depois de seguidas altas expressivas, a Inflação do Carro ficou estável em maio, principalmente por causa da gasolina e do álcool, que, pelo segundo mês seguido, ficaram mais baratos. Os demais custos para o motorista andar de carro e fazer a manutenção preventiva seguem em alta. 

O levantamento de preços feito pela Agência AutoInforme apontou alta de apenas 0,05% em maio, o menor índice registrado este ano. O estudo apura, por amostragem, os preços de peças de reposição, serviços, combustíveis, impostos e seguros. 

Para o consumidor o resultado é de alivio, depois da disparada de preços do início do ano. No primeiro trimestre a Inflação do Carro acumulou alta de 4,5%. A estabilidade reflete a que do preço da gasolina, que ficou 0,2% mais barata, e do etanol, que teve queda de 1,5%. No entanto, vale lembrar que, no ano, os combustíveis estão mais caros. Entre janeiro e maio o preço da gasolina subiu 8,6% e o do álcool 7,6%.

Todos os demais itens levados em conta no cálculo da Inflação do Carro apresentaram alta no mês. A diferença com relação aos meses anteriores é que os aumentos estão ocorrendo em ritmo menos acentuado, indicando que a tempestade se acalmou. 

No acumulado do ano a Inflação do Carro registra alta de 4,7%. Entre as peças de reposição os maiores aumentos foram da bateria e da correia dentada: ambas encareceram 0,9%.


http://www.automotivebusiness.com.br/

Joel Silveira Leite é jornalista e palestrante, pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente. Trabalhou em vários veículos de comunicação, entre eles no Grupo Estado (Estadão, Jornal da Tarde, Agência Estado e Rádio Eldorado) e fundou a Agência Autoinforme, primeira agência de notícias especializada no setor automotivo. Apresenta o programa Autoinforme nas rádios do Grupo Bandeirantes e responde pelo blog O Mundo em Movimento. (E-mail joelleite@autoinforme.com)

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br