(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

16/06 - Denatran deve prorrogar exigência dos extintores ABC pela terceira vez

O Ministério das Cidades confirmou nesta semana que enviou pedido ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para prorrogação do prazo de obrigatoriedade para o uso dos extintores tipo ABC. Se a entidade acatar o pedido, será a terceira mudança seguida de prazo estipulada para o exigência – a última data-limite seria 1º de julho e uma nova ainda será definida. A medida, mais uma vez, foi motivada pela escassez do produto nas lojas.

Os extintores ABC substituem os BC que são capazes de combater apenas chamas causadas por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Os novos, por sua vez, são eficazes também para eliminar chamas que se propagam por materiais sólidos, como bancos, tapetes, papel e painéis do carro. O mais antigo tem validade de três anos, com direito a uma recarga, enquanto o novo vale por até cinco anos, sem reabastecimento.

Desde 2009, quando a medida foi anunciada, todos os carros novos saem de fábrica com o extintor ABC. Os modelos mais antigos é que têm de se adequar à nova regra. Conduzir veículo sem equipamento obrigatório é infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme define o Código de Trânsito Brasileiro. (Carplace/Dyogo Fagundes)

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br