(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

26/06 - Brasil e Argentina prorrogam acordo automotivo por mais um ano

Representantes de Brasil e Argentinaassinaram no fim da tarde de quinta-feira, 25, a prorrogação do acordo automotivo por mais um ano a partir de 1º de julho. O pacto estabelece as regras de comércio de veículos entre os dois mercados sem incidência de imposto de importação e cuja vigência venceria na próxima terça-feira, 30 de junho.

A assinatura do acordo, realizada em Montevidéu, Uruguai, na sede da Aladi, Associação Latino-americana de Integração, isentou as regras de quaisquer alterações. Foram mantidas as cotas flex, as mesmas do acordo vigente, que para cada US$ 1 exportado, o Brasil tem direito de importar US$ 1,5. Também não mudou a exigência de que o veículo precisa ter 60% de suas peças produzidas no Mercosul para validar o benefício. De acordo com informações do jornal A Folha de S. Paulo, uma cópia do acordo segue na sexta-feira, 26, para Brasília e Buenos Aires para assinatura dos ministros de relações exteriores, da indústria e das presidentes de ambos os países. 

Ainda segundo o periódico, negociadores brasileiros e argentinos decidiram estender o acordo sem modificações e voltar a debater o assunto só após as eleições presidenciais na Argentina, que ocorrem em outubro. 

A reportagem diz que a Argentina defendia a flexibilização do limite de localização para vender ao Brasil veículos com maior conteúdo chinês e coreano a fim de baratear os veículos produzidos por lá, além de incrementar as exportações. O país vizinho também pleiteava que as peças argentinas tenham o mesmo tratamento que as nacionais pelo Inovar-Auto, que exige o cumprimento específicos de etapas de produção para o abatimento do imposto.


automotivebusiness.com.br

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br