(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

22/07 - Brasil negocia acordo com Peru para livrecomércio de carros

O Brasil iniciou negociações para um acordo automotivo com o Peru e quer zerar tarifas de importação de veículos e peças até 2016. A Colômbia será o próximo alvo.

O objetivo é incrementar as exportações das montadoras e preservar empregos. O setor enfrenta uma grave crise, com alta capacidade ociosa e corte de pessoal.

As negociações está sendo feitas pelo ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, que esteve nesta terça­feira (21) no Peru e segue hoje para a Colômbia.

A iniciativa não é restrita ao setor automotivo e representa um esforço de aproximação mais amplo.

Os governos brasileiro e peruano concordaram em acelerar a redução das tarifas de importação e negociar acordos em áreas como serviços, investimentos e compras governamentais.

As empresas brasileiras estão em desvantagem no Peru e na Colômbia, por causa dos acordos de livre comércio desses países com Estados Unidos e outros.

Brasil e Peru possuem um acordo de complementação econômica, mas o fim das tarifas está previsto para 2019. O objetivo é reduzir esse prazo em alguns setores, como automotivo.

"Juntos, os mercados andinos são relevantes e existe espaço para produtos brasileiros", diz Rogelio Golfarb, vice­presidente de assuntos corporativos da Ford.

A Colômbia cobra 35% de imposto de importação sobre veículos, mas para o Brasil a taxa cai para 16,1%. A tarifa peruana é mais baixa: 6% para o mundo e 2,8% o Brasil.

No ano passado, foram vendidos 327 mil veículos na Colômbia e 127 mil no Peru. O Brasil atendeu com carros brasileiros apenas 3,6% do mercado peruano e 2,8% do colombiano. (Folha de S. Paulo/Raquel Landim)

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br