(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

11/08 - Brasileiros reprovam economia, mas creem em futuro melhor

O Brasil é o terceiro emergente mais pessimista em relação a sua atual situação econômica, atrás apenas do Líbano e da Ucrânia, segundo uma pesquisa da Pew Research Center.


87% dos cidadãos brasileiros acreditam que a economia está ruim, contra 55% nos emergentes em geral. A média dos que avaliam a economia positivamente caiu de 32% no ano passado para 13% neste ano.


Mas 61% dos brasileiros têm esperança de melhora econômica para daqui a um ano, enquanto a média dos emergentes é de 40%.


 


A diferença é grande entre gerações: 79% dos brasileiros dos 18 aos 29 anos creem que a economia vai melhorar, contra 56% entre aqueles com mais de 50 anos.


O estudo foi feito em 40 países divididos entre desenvolvidos (como Alemanha e Coreia do Sul), emergentes (como Brasil e Argentina) e em desenvolvimento (como Etiópia e Gana). No Brasil a pesquisa foi feita de abril a março deste ano e mil pessoas foram entrevistadas.


São os desenvolvidos que têm a pior média de aprovação da situação econômica: só 40% diz que sua nação vive um bom momento, contra 46% nos países em desenvolvimento, líderes do otimismo.


Para a próxima geração


A pesquisa também perguntou se os cidadãos acreditam que as crianças de hoje terão uma condição financeira melhor que a dos adultos atuais.


Os países menos desenvolvidos mostraram mais esperança: 51% de otimismo entre emergentes e 54% entre países em desenvolvimento. O Brasil fica acima da média, com 61%, e o líder é o Vietnã, com 91%.


Nos desenvolvidos, apenas 27% acreditam que a próxima geração terá um futuro mais confortavel.


Daqui a um ano


Só 39% da população dos 40 países pesquisados acredita que a situação econômica de sua nação estará melhor em um ano. Mais uma vez, os países em desenvolvimento são os mais otimistas, com 58%, e os desenvolvidos são os mais pessimistas, com 25%.


É lá também que os jovens temem mais o que está por vir. É o caso da Coreia do Sul, onde 14% dos jovens veem um futuro melhor no próximo ano, enquanto 33% dos que estão acima dos 50 partilham da mesma opinião.


http://exame.abril.com.br/

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br