(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

16/09 - Fenabrave busca alternativas à crise

O Congresso e Expo Fenabrave abriu as portas na terça-feira, 15, em tom mais preocupado do que o de eventos anteriores. O evento chega à sua 25ª edição no mesmo ano em que a entidade que representa os distribuidores de veículos completa 50 anos. Os motivos para comemorar, no entanto, foram sufocados pela urgência em encontrar soluções para amenizar os efeitos da expressiva queda das vendas de veículos novos. O clima de esperança na volta ao crescimento do mercado no curto prazo da edição de 2014 foi deixado de lado. Agora, apesar da aposta no potencial do País, é preciso encontrar soluções imediatas para conter os efeitos da retração da economia.

A crise acertou em cheio o setor automotivo e fez os emplacamentos diminuírem 21,4% de janeiro a agosto. O tema do evento, “Inove para Vencer”, destaca a necessidade de que os empresários mantenham o fôlego mesmo no momento difícil. Não faltam motivos para os distribuidores buscarem eficiência.

Alarico Assumpção, presidente da entidade, aponta que o setor gera mais de 420 mil empregos diretos e responde por 5,2% do PIB Brasileiro. A Fenabrave estima que cerca de 350 concessionárias das mais de 8 mil casas espalhadas pelo Brasil deixaram de operar ao longo de 2015. “Precisamos nos unir e trabalhar na criação de uma agenda positiva, que devolva a confiança ao consumidor e estimule as vendas”, declarou na abertura do congresso.

APOSTA EM USADOS

As vendas de veículos seminovos ganham importância diante da retração da demanda pelos zero-quilômetro. “Antes o negócio era desprezado nas concessionárias porque a margem era menor. Hoje não é bem assim. Dá para trabalhar melhor a margem no usado do que no novo”, admite Assumpção. Segundo ele, sem o compromisso com a montadora que acontece no segmento de novos, é possível elevar a lucratividade alcançada com cada unidade de segunda-mão, dependendo do modelo, região de atuação e estado de cada carro.

Com negociação mais flexível, o negócio de usados tem espaço para crescer nas concessionárias brasileiras. Hoje são vendidos menos de dois seminovos para cada zero-quilômetro arrematado na rede. O ideal é que a proporção fosse semelhante à do mercado total de usados, que chega a ser três a quatro vezes maior do que o de novos.

Para a entidade, apostar no segmento é uma saída para que as empresas sobrevivam ao período de queda das vendas, já que os número do mercado não indicam possibilidade de recuperação por enquanto. Depois da retração nos emplacamentos acumulada até agosto, setembro continua com ritmo fraco. A Fenabrave indica que a demanda segue semelhante a do mês passado, em torno de 10 mil emplacamentos por dia útil.

A maior atenção às vendas de usados está entre as iniciativas recomendadas pela Caravana Sobreviver Já, criada para Fenabrave dentro do grupo de gestão de crise formado no início de 2015 para ajudar as empresas a atravessar o período de crise. O objetivo é levar as melhores práticas e indicar novos negócios aos revendedores interessados em ganhar eficiência e em manter a saúde financeira.

FRENTE PARLAMENTAR

Ao lado do deputado Herculano Passos, a Fenabrave aproveitou o congresso para anunciar a criação de uma frente parlamentar que defenderá os interesses dos distribuidores de veículos no governo. O lançamento oficial da iniciativa está marcado para o próximo 30 de setembro. “A representatividade do setor ficará maior, porque ganhamos voz onde não tínhamos”, acredita Assumpção.

O grupo será liderado por Passos e pretende melhorar a presença do setor da distribuição no Congresso Nacional. O presidente da Fenabrave lembra que o segmento reúne 53 associações de marca, conta com 90% de capital nacional e precisa, portanto, garantir presença na tomada de decisões do País. 

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br