(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

16/09 - GERAL- Varejo automotivo precisa encarar e inovar na crise

Esta tem sido a tônica da maior feira do setor automotivo da América Latina. Empresários participam do evento, em busca de referenciais internacionais e novidades no setor que conta hoje com mais de 8 mil revendas no Brasil e que, juntas, são responsáveis pela geração de 400 mil empregos diretos, correspondendo a 5,2% do PIB do país



Discutir e repensar a postura e as possibilidades de atuação da cadeia automotiva no país, em meio à crise, motivaram mais de cinco mil empresários e representantes de concessionárias de veículos de todo Brasil a desembarcarem, esta semana, em São Paulo. O objetivo é participar da 25ڍª edição do Congresso ExpoFenabrave, maior evento do setor da distribuição da América Latina, que ocorre até amanhã, 16, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, na Zona Norte da capital paulista.


Para o presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, Marcos Ramos, o momento é oportuno para observar e repensar os negócios, e a melhor maneira de fazer isso é a partir da troca de informações, a participação em palestras com especialistas – inclusive, internacionais – e a busca por novidades que possam otimizar a vida das concessionárias e de seus consumidores. "Defendo que o fato de sair de nossas cidades para participar desses momentos é uma imersão estratégica no nosso setor, o que torna a reflexão ainda mais proveitosa que quando estamos na rotina operacional", cita. 


Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, esta edição está representada por diversos setores que irão expor seus produtos, serviços e soluções para as redes de concessionárias de todo o Brasil. “Este ano, a área destinada à ExpoFenabrave é de 15 mil m² e setores como acessórios, materiais promocionais, treinamentos e recursos humanos, também estão presentes, além de montadoras, empresas de tecnologia, F&I, entre outras. Sem dúvida, é uma oportunidade única para a realização de negócios e ampliação de parcerias”, cita o anfitrião.


NOVIDADES PARA O SETOR


O evento é dividido em dois formatos: palestras com conferencistas internacionais, com visões de países como Canadá, Rússia e Estados Unidos; e exposição com mais de 70 expositores nacionais e internacionais.


Entre os temas a serem discutidos estão: “Tecnologia, Transparência e a Transformação do Varejo Automotivo”; “Os rumos e os desafios do varejo automotivo nos próximos”; e “Buscando maior lucro em motos”; entre vários outros.


Já a ExpoFenabrave funciona como uma feira de negócios que apresenta soluções, produtos e serviços destinados às redes de concessionárias.


Realizada pela Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entidade que representa mais de 8 mil concessionários de veículos no Brasil, e organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, a feira deste ano está lançando algumas novidades como um terminal de atendimento, que facilita a experiência do cliente em oficinas de concessionárias. O Linx DMS Autoatendimento, assinado pela Linx (empresa líder na área de tecnologia de gestão para o varejo), permite ao consumidor – no terminal – realizar o pagamento do reparo do seu carro por meio de uma ordem de serviço; escolher a forma de pagamento (débito ou crédito); e finalizar a operação sem precisar de ajuda de um funcionário da oficina.


A Dekra, multinacional alemã e líder mundial de vistorias automotivas, também aproveitou a ExpoFenabrave para apresentar um serviço inovador: o Dekra Security, que agrega certificado de procedência válido por três anos somado à garantia mecânica de um ano, equivalente à fábrica. O novo produto tem por objetivo apoiar consumidores, lojistas e concessionárias a se protegerem das armadilhas que podem surgir na compra de um veículo seminovo ou usado, assim como ratificar a importância de uma análise detalhada na hora de fechar uma negociação.


O banco Itaú apresentou, ainda, na ExpoFenabrave, alguns novos serviços como a plataforma digital (um canal direto para originação, discussão e revisão de propostas, uma alternativa, baseada em benchmark, que traz mais agilidade aos processos e autonomia aos parceiros) e o novo sistema de precificação de clientes – que tem como foco valorizar consumidores com histórico financeiro saudável e com o hábito de pagar seus débitos em dia.


O iCarros, site de classificados da instituição financeira, lançou também a plataforma Giro iCarros, que consiste numa ferramenta que facilita a busca das revendas por veículos seminovos. De acordo com Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco, trata-se de uma opção exclusiva aos lojistas, para otimizar seus esforços na busca por veículos.


MERCADO EM MOVIMENTO


Na feira, foram anunciados os números relativos às vendas de novas cotas de Sistemas de Consórcios, que cresceram 5,4% no acumulado de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac).


Ao total, foram comercializados, conforme o levantamento, 1,36 milhão de veículos por meio de consórcios, contra 1,29 milhão no mesmo período do ano passado.


Outra pesquisa divulgada hoje diz respeito aos financiamentos de veículos no Brasil, que somaram 433.787 unidades em agosto, sendo 190.092 novas e 243.695 usadas.  O volume representa queda de 15,6% em relação ao mesmo de 2014.  No acumulado do ano até agosto, as vendas financiadas de veículos atingiram 3.612.747 unidades, um recuo de 11,6% na comparação com o ano passado.


MARCA MAIS DESEJADA


Amanhã, à tarde, dentro da programação de encerramento do 25º Congresso & ExpoFenabrave, acontece o projeto “Marca Mais Desejada”, ocasião em que serão revelados os vencedores de cada categoria: Automóveis e Comerciais Leves, Caminhões e Ônibus, Tratores e Máquinas Agrícolas, Implementos Rodoviários e Motocicletas. A premiação acontecerá na sequência da Solenidade de Comemoração dos 50 Anos da Fenabrave.


A premiação, que será concedida para as cinco categorias, teve, como base, a participação online, tabulados como parte da 20ª Pesquisa Fenabrave de Relacionamento com o Mercado, realizada entre maio e julho deste ano, junto aos concessionários de todas as marcas e segmentos de todo o Brasil, e coordenada pela Scheuer Consultoria.


Após a premiação ocorre a Mesa Redonda de Encerramento “O futuro da distribuição de veículos”, que contará com a participação da economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, que irá falar sobre as perspectivas econômicas do país, além do professor e reitor da Florida Christian University, Antony Portigliatti, que falará sobre a mudança  comportamental das equipes de vendas.


Com o tema “Faça a diferença. Inove para vencer!”, a programação temática do maior evento do setor da distribuição automotiva da América Latina conta, no total, com 30 palestras nacionais e internacionais.


SOBRE A FENABRAVE-PR E SINCODIV-PR: A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Seccional Paraná) foi fundada em 1965 e hoje possui mais de 720 concessionárias de veículos filiadas em todo o Estado, gerando 30 mil empregos, com um capital social aproximado de R$ 3 bilhões. O Sincodiv–PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) foi fundado em dezembro de 1996. Abrange a área de concessionários e distribuidores de veículos, com o objetivo de defender os direitos e interesses da categoria, tanto os coletivos como os individuais, na esfera administrativa ou judicial, junto aos demais sindicatos.www.fenabrave-pr.com.br


Informações: http://www.congresso-fenabrave.com.br/


Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br