(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

25/09 - Volkswagen também manipulou testes de emissão na Europa

A fraude do Grupo Volkswagen nos testes de emissões de poluentes dos veículos também aconteceu na Europa. O ministro dos Transportes alemão, Alexander Dobrint, declarou na quinta-feira, 24, que a empresa adulterou testes de veículos equipados com motores diesel 1.6 e 2.0. Ele disse à imprensa local que ainda não está claro quantos carros burlaram a análise.

Este é mais um desdobramento da crise no Grupo Volkswagen, que foi acusada nos Estados Unidos de instalar software nos carros para manipular os resultados de testes de emissões. Até então não estava confirmado se o truque tinha sido usado também na Europa. A Volkswagen admitiu ter colocado o sistema em 11 milhões de veículos. A consultoria Focus2Move estima, no entanto, que o número de carros envolvidos é muito maior, perto de 40 milhões de unidades em todo o mundo (leia aqui).

O escândalo deve ter consequências para as outras montadoras também. Políticos europeus já discutem a possibilidade de tornar mais rigorosos os testes de emissões na região para inibir fraudes. O próprio Dobrint admitiu à imprensa que passará a fazer testes aleatórios, sem aviso prévio, em carros vendidos na região. A medida afetará todas as marcas, não só as do Grupo Volkswagen.

NOVOS CORTES

Dentro da Volkswagen, o primeiro grande efeito do escândalo foi a saída de Martin Winterkorn, que renunciou ao cargo de CEO da organização na quarta-feira, 23. Pelo menos mais quatro executivos de alto escalão têm seus cargos ameaçados. A imprensa europeia aponta que o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Audi, Ulrich Hackenberg, e o responsável pela engenharia da Porsche, Wolfgang Hatz, devem ser demitidos na sexta-feira, 25, data em que acontece a reunião do conselho da companhia.

Michel Horn, atual responsável pela operação da companhia nos Estados Unidos também está na lista dos próximos executivos a deixarem a empresa. O mais cotado para assumir a posição dele é Winfried Vahland, que hoje é líder da Skoda. O chefe de desenvolvimento da marca Volkswagen, Hainz-Jakob Neusser, é outro citado entre os próximos a seguirem os passos de Winterkorn.

Em breve o grupo terá de nomear um novo CEO. Jornais alemães sinalizam que o atual CEO da Posche, Matthias Mueller, será o escolhido para a posição.

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br