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28/09 - Grupo VW indica Matthias Müller novo CEO

O executivo Matthias Müller, de 62 anos, é o novo CEO do Grupo Volkswagen. Ele assume o posto no lugar de Martin Winterkorn, que pediu demissão na quarta-feira, 23 (veja aqui), após escândalo envolvendo a fraude do nível de emissões de carros diesel fabricados pelas empresas do grupo. A escolha foi feita pelo conselho administrativo em Wolfsburg, sede da companhia na Alemanha, na sexta-feira, 25. Müller é atualmente presidente de uma das empresas do conglomerado, a Porsche AG, e acumula as funções até que se encontre um sucessor para este cargo. 

“Minha tarefa mais urgente é recuperar a confiança para o Grupo Volkswagen com máxima transparência”, afirma Müller. Müller vem atuando em empresas do grupo desde 1978. Em 2007 mudou-se para Wolfsburg como chefe de gestão de produto do Grupo VW e da marca Volkswagen, tornando-se também um representante geral da companhia.

Outras mudanças na alta direção da empresa foram anunciadas também na sexta-feira. O membro do conselho de de administração responsável por vendas e marketing Christian Klinger deixou a companhia. Em comunicado, informou que sua saída estava “relacionada a diferenças no que diz respeito à estratégia de negócios e não aos recentes acontecimentos". 

Jürgen Stackmann, anteriormente presidente da Seat, assumirá a função de Klingler como membro do conselho administrativo da Volkswagen. E Stackmann será sucedido na Seat por Luca de Meo, atualmente membro do conselho da Audi responsável por vendas e marketing . As mudanças passam a valer a partir de 1º de outubro. 

NOVA ESTRUTURA GERENCIAL

Além da indicação do novo CEO, o conselho de supervisão do Grupo Volkswagen aprovou uma nova estrutura gerencial para o grupo e suas marcas. Os mercados dos Estados Unidos, do México e do Canadá serão reunidos EM uma nova unidade de negócios responsável pela América do Norte. Efetivadas em 1º de novembro, as atividades do grupo na região serão lideradas por Winfried Vahland, ex-presidente do conselho diretor da Skoda, que nesta nova função torna-se membro do conselho administrativo da marca Volkswagen. 

O sucessor de Vahland na presidência do conselho diretor da Skoda será Bernhard Maier, até então membro do conselho de vendas e marketing da Porsche AG. Michael Horn continua como presidente e CEO do Grupo Volkswagen nos Estados Unidos. 

No que se refere às diversas marcas do grupo, a estrutura gerencial será orientada de acordo com a estrutura produtiva e plataformas de cada divisão, que tenta unir jogos modulares de ferramentas de produção para cada segmento de veículo, divididos em quatro grupos: carros de grande volume, premium, esportivos e comerciais. Com isso, a Porsche se une à Bentley e Bugatti para compartilhar jogos de ferramentas usados na fabricação de carros esportivos ou com motor central. 

O grupo da marca Audi com Lamborghini e Ducati segue sem mudanças, assim como as linhas comerciais da divisão de caminhões, de engenharia elétrica e de serviços financeiros. As marcas de volume Volkswagen (com principal responsabilidade pelas plataformas modular transversa), Seat e Skoda serão representadas cada qual por um membro do conselho administrativo do grupo. A estratégia relacionada aos processos produtivos estará sob a orientação ainda mais estrita do CEO do grupo; será criado um departamento independente para essa finalidade. 

NOVAS FUNÇÕES DO GRUPO

As funções do Grupo VW estarão mais concentradas em orientar parâmetros de eficiência e tendências futuras. Serão criadas unidades organizacionais, por exemplo, para estratégias produtivas, novos campos de atuação, cooperações e holdings, atividades relacionadas a veículos e “manejo de CO2”. Novas funções-chave do grupo, tais como para padronização e obtenção de processos produtivos mais harmônicos entre as diversas marcas, formarão a base para a tomada de decisões mais ágeis. Um responsável por tecnologia analisará e, se necessário, também acompanhará os desenvolvimentos técnicos em todo o grupo, conforme determinação do conselho administrativo. 

Ao mesmo tempo, grupos, estruturas e processos corporativos já existentes serão simplificados e otimizados dentro do grupo, em especial pelo fortalecimento de marcas e de responsabilidade regional. Para esse fim, a marca Volkswagen implantará uma estrutura gerencial com quatro regiões, cada uma delas comandada por um CEO local com linha direta de comunicação com o presidente da marca, Herbert Diess. 

O departamento de produção do grupo, até agora chefiado por Thomas Ulbrich em caráter interino, será imediatamente encerrado. Essa é uma consequência da delegação de responsabilidade às marcas e às regiões. Mais adiante, as marcas e as regiões também terão maior independência no tocante à produção. 

O novo modelo administrativo será implantado no início de 2016. O conselho de supervisão prorrogou por cinco anos o contrato com Francisco Sanz, membro do conselho administrativo do Grupo Volkswagen com responsabilidade por compras.


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