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29/09 - Renault vai exportar nova picape produzida em fábrica do Paraná

Valor Econômico


Por fora, as características de um utilitário leve de carga, posicionado no meio do caminho entre as picapes pequenas e médias, com uma caçamba capaz de carregar 650 quilos. Por dentro, todo espaço e conforto de um utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) para transportar até cinco pessoas numa carroceria de cabine dupla.


Foi assim que a Renault apresentou ontem a Oroch, modelo que marca sua chegada ao segmento de picapes compactas, um filão com vendas anuais próximas de 300 mil unidades no Brasil, ou 8% do mercado total de veículos leves.


Primeiro fruto do programa de investimentos de R$ 500 milhões anunciado no ano passado, a picape é a nova cartada da montadora francesa para voltar a ser a quinta marca do mercado brasileiro, posto perdido para a coreana Hyundai neste ano. Também pretende dar um empurrão para a empresa chegar aos 8% de participação de mercado almejados até o ano que vem no Brasil, partindo de uma fatia hoje um pouco acima de 7%.


Porém, mais do que ajudar a montadora a crescer em meio a um mercado doméstico recessivo, a Oroch poderá ser um marco na retomada das exportações da marca a partir do Brasil. A subsidiária sofreu no ano passado com a crise na Argentina ­ seu principal mercado no exterior ­ e, antes disso, deixou de fornecer o utilitário esportivo Duster ao México porque a fábrica colombiana se tornou mais competitiva.


 


Produzida há cerca de um mês no complexo industrial de São José dos Pinhais, no Paraná, a picape também vai ser exportada a países da América Latina, a começar pelo Uruguai ainda neste ano. A partir do primeiro semestre de 2016, chega a outros mercados vizinhos como Chile, Colômbia e Argentina. México e países da América Central também estão no “roteiro de viagem” da Oroch.


Para Olivier Murguet, ex­presidente da Renault no país, promovido em abril a principal dirigente da montadora na região Américas, a desvalorização do real não muda o panorama a ponto de permitir ao Brasil retomar da Colômbia as vendas do Duster ao México. Abre, porém, oportunidades de negócios na região, destaca o executivo.


Em 2014, os embarques da Renault pelo Brasil caíram ao nível mais baixo em seis anos, forçando a montadora a encerrar o terceiro turno de produção no Paraná, a despeito da estabilidade das vendas no mercado interno.


Murguet diz que, com a Oroch, a Renault passa a disputar uma demanda por picapes na América Latina estimada em 900 mil unidades.


No Brasil, a Renault está abrindo um segmento hoje inexistente entre as picapes pequenas, responsáveis por 8% do mercado, e as médias, que respondem por 5% dos veículos leves consumidos pelos brasileiros. O preço, a partir de R$ 62,3 mil, está, por isso, acima das picapes mais compactas ­ como a Strada, da Fiat, a Saveiro, da Volkswagen, e a Montana, da General Motors (GM) ­ e abaixo de modelos maiores como S10 (GM), Hilux (Toyota), Ranger (Ford) e Amarok (Volks).


No embalo da movimentação de pequenas cargas e do avanço do consumo pelo interior do país, as vendas de picapes compactas no Brasil cresceram 67,5% nos últimos cinco anos, bem mais do que o avanço de 6% registrado no mercado de carros de passeio em igual período. Neste ano, porém, o segmento cai 22,8%, sem passar imune pelo quadro de recessão econômica e incertezas dos empresários que compram esse tipo de veículo para suas atividades comerciais.


A Oroch poderá ser encomendada nas concessionárias a partir do dia 10 de outubro, mas as entregas só começarão em novembro. (Valor Econômico/Eduardo Laguna)

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