(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

04/11 - Brasil encerra setembro em 8º no ranking global

Desde o fechamento do primeiro trimestre de 2015 o Brasil vem perdendo posições no ranking global dos maiores mercados automotivos, quando passou do quarto paro o sétimo lugar, considerando o resultado do acumulado do ano (leia aqui). Dois trimestres depois, o mercado brasileiro continua segurando como pode a sétima colocação após o fechamento dos nove meses, com a possibilidade de cair ainda mais visto o resultado negativo verificado em setembro, quando desceu ao oitavo posto, perdendo o sétimo para a França, conforme os dados mais recentes compilados pela Jato Dynamics. 

O País apresentou queda nas vendas de 31,8% no mês contra setembro de 2014, passando de 282,5 mil unidades para 192,6 mil. Dos 15 maiores mercados listados, cinco viram as vendas encolher em setembro, sendo o Brasil responsável pelo pior índice. 

As duas primeiras posições do ranking global ficaram inalteradas, com China na liderança tanto em setembro quanto no acumulado de nove meses, seguida pelos Estados Unidos. Considerando apenas setembro, a Grã-Bretanha ficou em terceiro lugar ao ultrapassar o Japão, cujas vendas diminuíram 7,8% em setembro com relação a igual mês do ano passado. No acumulado, o mercado japonês continua como o terceiro maior do mundo, embora as vendas tenham caído 9,7%. 

Alemanha, Índia e França (nesta ordem decrescente) viram as vendas subirem tanto no acumulado de nove meses quanto no resultado de setembro – o que aprofundou ainda mais a queda do Brasil. No acumulado, o mercado brasileiro ainda ganha da França, ficando na sétima posição pela diferença de 188 mil veículos a favor do Brasil. 



Por empresa, o Grupo Volkswagen lidera as vendas no acumulado do ano com a Toyota na vice-liderança. Ambos os grupos tiveram queda contra mesmo período do ano passado, de 1,8% e 1,9%, respectivamente. Vale lembrar que a Jato Dynamics inclui em seus dados todas as marcas do grupo alemão, como Audi, Bentley, Porsche, Skoda e Seat, entre outras, e o mesmo para Toyota, que inclui os resultados da Lexus. Além delas, as vendas mundiais também diminuíram para o Grupo FCA (Fiat Chrysler) em 1,1% nos nove meses do ano.

Ford, Honda, Nissan e PSA Peugeot Citroën verificaram crescimento tanto no acumulado quanto no mês de setembro. No entanto, o destaque é a Daimler, cujo aumento das vendas globais foi de 16,3% nos nove meses e de 19,8% em setembro. 

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br