(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

26/11 - Em decisão dividida, BC mantém taxa de juros em 14,25%

Ele também chamou a atenção para o fato de os dois votos dissidentes terem pedido alta de 0,5 ponto percentual na Selic, "o que não é exatamente tradição".


Confrontado com turbulências no cenário fiscal e político, o BC havia desistido na reunião de outubro de levar a inflação para o centro da meta no final de 2016, estendendo esse prazo para 2017 e indicando que poderia voltar a subir a Selic se entendesse necessário, apesar da combalida atividade econômica.]


Agora, a autoridade monetária imprime um tom ainda mais duro ao seu discurso em meio à persistente inflação, que no acumulado em 12 meses ultrapassou 10 por cento segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de novembro, muito acima da meta de 4,5 por cento do governo pelo IPCA.


Mesmo com a economia em recessão, o que poderia ajudar a reduzir a alta dos preços, as pressões inflacionárias continuam a aumentar na esteira de ajustes de tarifas e da disparada do dólar.


Com isso, especialistas vêm sucessivamente piorando suas estimativas para a inflação neste e nos próximos anos. Pesquisa Focus do BC, que ouve semanalmente uma centena de economistas, mostra que as expectativas são de que o IPCA vá estourar a meta em 2015 e 2016.


Para 2017, as expectativas também não param de piorar, com previsão de inflação de 5,10 por cento. No início de setembro, a previsão era de inflação fecharia 2017 em 4,60 por cento, bem próxima do centro da meta.


 


O mercado deve agora se debruçar sobre mais pistas do BC na ata do Copom, que sai na próxima semana, e no Relatório Trimestral de Inflação, que será divulgado em dezembro.


 


http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0TE2W820151126?pageNumber=2&virtualBrandChannel=0

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br