(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

02/12 - Desempenho global do setor automotivo

Outubro 2015



  • China continua na liderança após alta de quase 10%

  • Brasil cai novamente e perde duas posições no ranking acumulado

  • Grupo Volkswagen tem queda mas mantém liderança


01/12/2015 - A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até outubro de 2015. Sem novidades para os primeiros colocados, a China segue na liderança com alta mensal de 9,7% e no acumulado de 4,5%. Os EUA obtiveram bons resultados entre os mercados analisados e apresentam variações positivas de 13,2% no ranking mensal e de 5,8% no acumulado. Mesmo diante de quedas em ambas as apurações, o Japão continua na terceira posição após variações negativas de 4,3% e de 9,3% nos rankings mensal e acumulado, respectivamente.


É importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.


Seguindo a tendência apresentada no mês anterior, a Espanha mantém a 13ª colocação após grande alta de 21,3% na apuração acumulada. Destaque também para a Grã-Bretanha que, após ganhar duas posições no mensal e acumulado, ocupa a 6ª e 5ª posições respectivamente. Sem grandes mudanças, a Alemanha permanece na 4ª colocação em ambos os rankings seguida por Índia no mensal.


O Brasil ainda sofre impactos econômicos e perde posições mensalmente. O País, que em outubro de 2014 ocupava a 5ª colocação no ranking mensal, agora apresenta retração de 36,4% e se reposiciona em 8º lugar. Não muito diferente para a apuração acumulada, o mercado apresentou variação negativa de 23,3%, o que fez com que o País perdesse duas posições e ocupasse a 7ª colocação.


dg - 1_out.jpg


dg - 2_600.jpg


* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros
** A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia


Desempenho dos grupos


Mesmo apresentando a maior queda mensal entre os apurados, o grupo Volkswagen mantém-se na liderança seguido por Toyota, que praticamente não variou este mês, e GM Company.


Destaque para Honda, que ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 10,3% e 5,1% nas apurações mensal e acumulado respectivamente.


É interessante observar que mesmo com poucas baixas mensais, o ranking acumulado mostra muitos índices vermelhos, destaque para a Suzuki, que variou 5,1% negativamente.


dg - 3_out.jpg


* Carros e comerciais leves
** A pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Espanha, EUA, França, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Portugal, Rússia, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia


dg - 4_out.jpg


Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visite www.jato.com/brazil/.

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br