(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

03/12 - Vendas de pneus para montadoras caem 22,8% até outubro

As vendas totais de pneus para as montadoras recuaram 22,8% entre janeiro e outubro na comparação com iguais meses do ano passado puxado pela queda de 48,3% das vendas do segmento de pneus de carga, passando de 1,7 milhão de unidades em 2014 para 874 mil neste ano, conforme dados divulgados pela Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Já para o segmento de pneus para veículos leves as vendas diminuíram 20,8%, para 7,1 milhões de unidades na mesma base de comparação.

Na contramão do mercado original, o de reposição registrou crescimento das vendas em 10,5% nos dez meses acumulados do ano. Para o presidente da Anip, Alberto Mayer, embora o segmento de pneus para veículos de passei tenha crescido 16,3% no mercado de reposição, a tendência é de que este ritmo diminua nos próximos meses.

“Diante do cenário pessimista, de crédito restrito, o consumidor não está comprando carro novo e tem optado por manter o que já tem, realizando manutenções que levam, por exemplo, à troca de pneus. Como essa substituição não é feita todos os anos, há uma expectativa de que o mercado de reposição caia no médio prazo”, avalia Mayer.

No setor industrial, as vendas de pneus para máquinas apresentaram queda de 26,5% para pouco mais de 109 mil unidades. Segundo o presidente da entidade, a redução se deve à estagnação da indústria nacional refletindo na menor demanda do segmento.

Ainda no acumulado de dez meses, as exportações foram 6,9% menores do que o volume entregue em mesmo intervalo de 2014, embora tenha havido superávit de US$ 589 milhões por conta do saldo de 5,1 milhões de unidades na balança comercial.

“Há um esforço para se aumentar a exportação de pneus, porém a concorrência global é forte e o nosso produto enfrenta pesada carga tributária nas importações de matérias-primas que, somada à influência da variação cambial na composição dos preços e aos elevados custos operacionais do País, acabam limitando a competitividade do produto no exterior”, avalia Mayer.


http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/23137/vendas-de-pneus-para-montadoras-caem-228-ate-outubro?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Automotive+Business+-+3%2F12%2F2015

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br