(41) 3324-1541
Voltar

Noticias

13/01 - Montadoras querem ir além da linha de montagem e investem em mobilidade

Valor Econômico


Mais do que desenvolver carros cada vez mais leves, potentes e eficientes, as montadoras foram ao salão de Detroit para mostrar que podem ir além da fabricação de automóveis, levando ao evento soluções que, segundo elas, vão fazer parte da revolução na mobilidade das pessoas.


Dos serviços anunciados pela Ford para ajudar usuários a escapar dos transtornos enfrentados por quem usa carros em grandes cidades a antenas satélites, em desenvolvimento pela Toyota, que não deixam o veículo perder o sinal de comunicação ­ como acontece com os celulares ­, as empresas apresentaram tecnologias que pavimentam o caminho a um futuro, não distante, em que os automóveis serão compartilhados e não precisarão de motoristas.


Com a concorrência de empresas do Vale do Silício que também dedicam tempo e dinheiro no desenvolvimento do “carro do futuro”, como a Tesla e a Apple, a centenária indústria automobilística se uniu a desenvolvedores de tecnologias e se esforça em transmitir a mensagem de que é tão inovadora quanto companhias que lançam alguns dos produtos eletrônicos mais desejados no mundo.


Não por acaso, algumas das novidades levadas a Detroit foram anunciadas há uma semana em Las Vegas na CES, maior feira de tecnologia do mundo, como o anúncio de que a General Motors (GM) começa a produzir o Bolt, seu carro elétrico, no fim deste ano.


Isso, no entanto, não tirou totalmente o frescor das apresentações realizadas no Cobo Center, o centro de convenções onde o principal salão do automóvel americano é realizado. A Ford já tinha informado na CES que triplicaria a frota de automóveis autônomos submetidos a teste, mas acrescentou em Detroit que está testando o funcionamento desse tipo de veículo em pistas cobertas pela neve.


Junto com a apresentação de um sedã Fusion reestilizado e da Raptor, versão esportiva da picape F­150, a Ford aproveitou o salão para lançar uma plataforma tecnológica em que os proprietários de carros da marca poderão, de forma remota, dar pelo celular comandos para ligar os veículos, travar e destravar as portas, assim como checar o nível do combustível ou a calibragem dos pneus.


O pacote traz também serviços de comunicação com assistentes da Ford que permitem ao usuário realizar atividades como reservar vaga de estacionamento ou alugar um automóvel numa viagem.


A ferramenta, que chegará ao Brasil neste ano, é o novo passo do plano da Ford de, mais do que uma empresa de automóveis, se transformar numa empresa de mobilidade. “Nós vemos uma grande oportunidade de expandir os nossos negócios no emergente mercado de mobilidade”, afirmou Mark Fields, presidente mundial da empresa fundada por Henry Ford, que no início do século passado revolucionou a indústria de transporte com a produção em série.


Soluções de conectividade, entretanto, não servem para nada se os motoristas estiverem em áreas sem sinal de comunicação. Por isso, a Toyota, maior montadora do mundo, trabalha numa antena que recebe sinais por satélite para que os carros consigam receber, sem instabilidade, grande quantidade de dados mesmo nos locais mais remotos ­ e sem a necessidade de terem antena parabólica.


“Toda solução que deixa quatro bilhões de pessoas no mundo desconectadas não é solução”, disse Nathan Kundtz, presidente da Kymeta, empresa que está desenvolvendo a antena para a Toyota.


Mais do que o benefício imediato de melhorar o acesso à internet, ou o funcionamento de um navegador que traça rotas para o motorista, o dispositivo poderá ser chave para guiar os veículos quando os automóveis não dependerem mais da condução humana. (Valor Econômico/Eduardo Laguna)

Sobre as entidades

A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) são as entidades que representam a categoria da distribuição de veículos no Paraná.

Siga-nos

Contato

  • Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado do Paraná e Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores - Regional Paraná.

    Rua Visconde do Rio Branco, 1341 - Centro
    Curitiba - PR - 80420-210
  • (41) 3324-1541
  • fenabrave@fenabrave-pr.com.br
  • sincodivpr@sincodiv.com.br